terça-feira, abril 25, 2006

Fim de semana no Grove

Caros colegas,

Não quiseram ir ao Grove, pois não? Não sabem o que perderam. Um dos melhores fins-de-semana de mergulho que fiz até hoje no Grove.
Mas, começemos pelo princípio. 6ª feira estava um tempo terrível no Porto. Telefonei ao Santi e ele disse-me que não estava a chover e de vez em quando até havia umas zonas de céu azul. A viagem de carro foi toda ela debaixo de chuva intensa e, quando cheguei ao Grove, não havia melhoras. Fiquei ligeiramente preocupado...

Acordo de manhã e ... céu limpo e uma temperatura bastante agradável. A sorte estava do nosso lado. O primeiro mergulho foi na "Encontrada" para avaliar o comportamento dos menos experientes na água. Dividimo-nos em 2 grupos, um para cada lado (e foi mesmo lados opostos - quem lá esteve viu), e vamos para baixo. Nos primeiros minutos mergulhei de costas, isto é, sempre a olhar para os alunos e, quando me virei, um congro enorme fora do buraco, a passear como se nada fosse, à nossa frente. Quando deu pela nossa presença, procurou um buraco (sem grandes pressas) e lá se escondeu. Como era muito grande ainda demorou a entrar no buraco levantando bastante suspensão. Depois, nunca mais o vimos. Regressamos para o barco todos contentes por termos visto um congro daquele tamanho.

Depois de almoço, o tempo continuou bastante bom e preparamo-nos para o segundo mergulho. Escolhi fazer um dos mergulhos que mais gosto de fazer no Grove (Bateira - Baixa dos Losquillos). O nosso amigo congro que costuma estar debaixo do bloco de cimento, lá estava à nossa espera. À volta da pedra havia imensa vida apesar de não ter visto mais nenhum congro. Na zona da bateira, estava igual ao que é costume, com a vantagem de estar bom tempo e conseguirmos ver os raios solares atravessarem os cabos da bateira.

Domingo de manhã, nem nos levantamos mais tarde pois tinhamos uma viagem de 30 minutos até ao "Jonh Smith" (sim, o barco que lá está afundado desde 1977). Bem sei que há muito boa gente que nunca fez este mergulho mas, ... paciência. É uma zona em que é mais fácil apanharmos corrente e, como estava um bocadinho de vento, havia corrente à superfície. Nos primeiros metros a água estava suja mas, depois, limpou. É mais um naufrágio. Está pousado direito num fundo de areia a cerca de 20 metros de profundidade e em muito boas condições. Tem alguma vida e é engraçado por podermos fazer penetrações (desta vez, só eu é que fiz - o resto do grupo acompanhou-me pelo lado de fora). A visibilidade só piorou quando um dos grupos quis fazer uma foto de família (não faço mínima ideia que tal é que ficou).

Após 3 mergulhos dos melhores que fiz até hoje no Grove, contas e regresso ao Porto para comemorar o título de campeão nacional (viva o Porto, carago).

É verdade, já me ia esquecendo. Para quando a francesinha? Sempre que vou ao Grove lembro-me sempre da comida do Porto (vá-se lá saber por quê...). Não pode ser neste fim-de-semana. Como sabem vamos para Faro mergulhar.

Saudações mergulhísticas

2 Comments:

Blogger Hugo Guedes said...

Que raiva. No fim do próximo curso P1 vou ao Grove e tens que arranjar maneira de irmos fazer esses mergulhos! Não dá para tudo infelizmente. A francesinha.......temos que marcar encontro no BB e decidir o dia. Abraço!

9:16 da manhã  
Blogger Outsider said...

F*#$-se!!!!! Quando eu não vou é que se fazem mergulhos bons. Infelizmente neste fim de semana estive doente com buddite (o meu buddy não pode ir). Espero que quando lá formos, arranjem maneira de fazermos estes mergulhos. Grande Abraço.

9:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home