quarta-feira, março 29, 2006

Noticias das Maldivas (5)

Makaru Thila - Nas profundezas... Ou nem por isso.

Eu e o Pedro Nunes fomos com ar, para tentar ir picar um pouco mais fundo. Escolhemos este por ser o primeiro mergulho da manhã e porconseguinte seria onde seríamos menos penalizados. Foi uma aposta no escuro. Pedimos no dia anterior para levarmos ar, mesmo sem saber sobre qual o local onde iríamos mergulhar.

O Rudi, a quem baptizamos de Carlos Cruz, ficou desconfiado quando quisemos verificar a mistura na garrafa, para confirmar se era mesmo ar, e manteve-se à nossa beira no início do mergulho. Depois perde-mo-lo. Deve ter visto o China.

Na descida encontramos um cardume de Peixe Morcego. Ou Platax como alguns preferem chamar. Nunca tinha visto um cardume de Peixes Morcego assim tão grande. Mais umas fotos interessantes para juntar à colecção.

No fundo da parede do Thila, a cerca de 35 metros, um Peixe Leão resolve posar para nós. Mais algumas fotos, enquanto o Carlos Cruz se desinteressava de nós para podermos avançar à procura de um ponto mais profundo.

Seguimos por um campo plantado de Gorgónias. Muitas e bonitas. Mas o ganho de profundidade não acontecia.

Picamos os 40, estávamos já muito perto de Deco e decidimos fazer meia volta e regressar para o Thila. E cadê ele?!?.... Tivemos que remar contra a corrente que foi uma coisa doida. Enquanto barbatanavamos que mais parecia que estávamos a fazer o exame de P3, fomos reduzindo a profundidade, até que finalmente encontramos o Thila.

Quando cheguei ao Thila não me tinha apercebido que o Deco já tinha invertido, e fiz sinal ao Pedro que estava a levar uma paulada enorme de patamar, bem para lá do ar disponível. Só 1 minuto depois é que me apercebi que o computador já não me mostrava tempo de patamar, mas sim NDT... Pareço um P0...

Neste nosso periplo pelo jardim das Gorgónias ainda tivemos a felicidade de ver 3 Tubarões Ponta Branca, para além do Peixe Leão. Já no Thila a Fató desencantou um Peixe Escorpião. Foi o primeiro que aqui vimos.
















De resto, a fauna habitual de Cirurgiões, as Anémonas e os Peixe Palhaço, os Peixes Borboleta, alguns Peixe Anjo, e muito mais peixe miúdo.

A Graça no final desatinou. Mas quem é que liga?!?....

1 Comments:

Blogger 82 said...

Pronto, já está com os olhos a sair da máscara!....

5:13 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home