terça-feira, abril 11, 2006

Noticias das Maldivas (10)

Embudhoo Express - Se é expresso, deve ser de gás a fundo...

Último mergulho. Só podia ser a apoteose!

Entramos na água, descemos aos 15-20 metros. Estamos na parede exterior do canal, lado sul. Fazemos a parede em direcção a norte onde vamos encontrar a entrada do canal. Temos o azul do lado direito. Vamos no grupo da frente (como se fosse novidade...), avistamos um Tubarão Cinzento de Recife. Começamos a descer a aproximar-nos desse Tubarão. Eis se não quando começamos a ver Tubarões a magotes. Sim, é verdade, os dedos das duas mãos não eram suficientes para os contar todos.

Mas os Tubarões não era espectáculo suficiente para último mergulho da viagem. Tiveram de vir as Raias Águia.


Mais uma vez passei-me com a câmara pois no platô, enquanto estávamos envolvidos por mais de 15 Tubarões Ponta Branca, fiquei com o zoom preso cerca dos 100-120 mm e não consegui fazer recuar para wide angle. Nas minhas fotos o máximo que consigo contar são 6 Tubarões na mesma foto!... Fiquei fulo da vida.

Como se não bastasse, cortei-me quando estava a arrastar-me pelo platô. E o mais estranho for ser na mão direita, que supostamente não larga a máquina fotográfica. Era o único que ainda não se tinha cortado. Aliás tinha-me gabado disso junto dos meus companheiros, que por esta altura já todos apresentavam mazelas e recorriam a luvas.

A determinada altura fico exausto. É que com o limite de Deco a 0 minutos começamos a subir lentamente, mas a remar contra a corrente para prolongar o espectáculo a que assistíamos da primeira fila. Dos 4 fantásticos eu sou o que estava mais a norte, mas tanto a mim como aos meus companheiros começam a faltar as forças. Fazemos sinal uns aos outros para não lutarmos mais. Começamos a nadar apenas em direcção à encosta oposta do canal, sofrendo deriva da corrente, atingindo a parede oposta já dentro do canal.

Abrigo-me numa caverna. A Graça, a Fató e o Pedro juntam-se a mim. Recuperamos o fôlego por uns segundos e começamos a avançar abrigados pelas cavernas sucessivas. Vemos o resto do grupo a ir passando a grande velocidade. Temos encontros imediatos com dois Meros de porte muito considerável, assim como com umas suas primas Garoupas, um Triggerfish Palhaço e mais umas atiradiças Sweet Lips (estas não me largaram nem ao Pedro Nunes... são umas atiradiças!).

São horas de ir curtir mais um Drift. E lá arrancamos nós. O Pedro Nunes faz-me sinal que estava a fazer filme. Aproveito para fazer uma demonstração "live" do domínio e manobras que passamos a semana a praticar. Estou em plena demonstração artística quando a Graça me faz sinal de Tartaruga à nossa direita. Travo de repente e pico 1 metro para passar por baixo das meninas e lá parto eu em direcção à Tartaruga. Tenho de nadar uns bons 20 metros contra a corrente forte que se fazia sentir. Chego finalmente junto da Tartaruga mas esta não me deu hipótese de tirar mais do que 2 ou 3 fotos. Que mania absurda que estes animais tem de se por a nadar contra a corrente!



Ouço os meus 3 companheiros a chamar. Viro-me e já não os vejo. Bem, só podem ter ido no sentido da corrente. Começo a dar à barbatana vejo uma lanterna a acender e apagar. Só podem ser eles. Dou gás. A corrente é de arrancar pedras do chão, está a meu favor e eu ainda por cima dou às barbatanas com todo o power. A velocidade atingida é simplesmente alucinante. É a loucura total.

Soube posteriormente que o Pedro Nunes e a Fató quando me viram picar e começar a pedalar para a tartaruga ainda se conseguiram parar e agarram a uma pedra próxima. No entanto passa a Graça ao largo, não se conseguir agarrar, e os olhos já estão prestes a saltar da máscara, pelo que o Pedro chama a Fató e decidem acompanhar a Graça.

Lá me junto a eles, tem a Graça já a bóia de sinalização lançada e fazem o patamar de segurança. Olhamos para cima e reparamos nas gotas da chuva que se fazem notar na superfície. São as Maldivas a chorarem por saber que é o nosso último mergulho da viagem... Por onde passamos, deixamos marcas!...

PS - Obrigado ao nosso companheiro de viagem Austriaco Tim quer pela companhia, quer pela fantástica foto das Raias Águia.